O Carnaval é uma das festas mais esperadas pelos brasileiros. Atrai turistas do mundo inteiro, movimentando a nossa economia. É uma festa de muitas cores e muitos sabores. Entre desfiles, bailinhos e blocos de Carnaval, também encontramos um dos períodos de maior risco, por isso é importante tomar alguns cuidados e garantir que a folia tenha um final feliz.

 A folia de gente grande

Muitos declaram que é um momento para “aproveitar a vida ao máximo, sem pensar no amanhã”. A grande questão é que uma noite de folia pode trazer graves consequências para o resto da vida.

As campanhas anuais para o uso da camisinha, especialmente no período do Carnaval, é um sinal de que o risco para o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis aumenta consideravelmente nessa época.

Além disso, o aumento de acidentes em consequência da falta de atenção, excesso de velocidade e embriaguez ao volante mantém índices altíssimos.

Embora tenham consciência dos riscos, muitos se deixam levar por momentos de prazer e “esquecem” de tomar os cuidados necessários. Assim, acabam sendo vítimas de inúmeras situações. Por isso é necessário curtir com moderação e cuidado!

 

A folia para crianças e adolescentes

Estatísticas apontam que cerca de 40 mil menores desaparecem todos os anos. Quatro em cada dez desaparecidos em São Paulo são crianças e adolescentes. Parte desses desaparecimentos ocorre nessa época do ano. O mais chocante é que muitos se tornam vítimas do trabalho escravo, submetidos à exploração sexual, adoções ilegais, entre outros. Desta forma, é imprescindível tomar alguns cuidados, além de alertar os filhos para tais riscos.

No caso de crianças pequenas, o ideal é fugir da multidão, optando por lugares mais tranquilos, de maneira que seus filhos possam curtir a folia ao lado de outras crianças da mesma idade. Caso não seja possível, é necessário que se mantenham em alerta e, sobretudo, identificadas com pulseira ou cartões preso ao pescoço com nome e telefone a serem acionados para o caso de se perderem.

Mantenha a rotina, pois crianças precisam ter os horários de sono e alimentação respeitados. Leve água, frutas e sanduiches, evitando alimentos gordurosos e de procedência duvidosa.

Para as crianças maiores e adolescentes, combine um ponto de encontro e explique como se encontrarem caso se separem. Indique também onde ela pode encontrar ajuda policial.

Em se tratando de adolescentes, estabeleça um horário para voltar pra casa e combinem uma troca de mensagens ao longo do dia, sinalizando de que está tudo bem. Tenha uma conversa franca sobre drogas e bebidas, aconselhando a redobrar a atenção e não se afastar do grupo de amigos. Alerte sobre os riscos de maneira geral, orientando-os também para que levem apenas o necessário e mantenha os itens em segurança, em especial o celular.

 

É possível curtir o Carnaval com segurança e se divertir muito!

Não deixe que os festejos de uma noite tenham consequências negativas, afetando também aqueles que te amam.