O início do ano costuma vir acompanhado de uma série de projetos e avaliações do momento atual. É comum se planejar pra iniciar uma dieta, começar a se exercitar, iniciar um curso e até mesmo realizar mudanças drásticas.
Da mesma forma que algumas pessoas podem ver o início do ano como uma possibilidade de recomeço, tantas outras se percebem angustiadas e insatisfeitas com o momento atual, sem ter muita perspectiva do que fazer para mudar. Acredito que o que nos move é a nossa maior intenção e a força que damos para nossos pensamentos. Sendo assim, de nada vale ficar apenas nos lamentando por algo que não está do nosso agrado; é preciso criar alternativas para conseguirmos alcançar o que desejamos! Independente de qual seja esse objetivo.
Se você está insatisfeito com o seu corpo, pode adotar hábitos mais saudáveis. Se você está insatisfeito com o atual emprego, talvez seja o momento de começar a buscar uma nova oportunidade de trabalho. Caso a sua insatisfação esteja ligada ao rumo da sua carreira, pode pensar melhor sobre o que te daria maior prazer em realizar. O que quero dizer é que independentemente do que te deixa insatisfeito hoje, há uma forma de modificar e a principal coisa a fazer é pensar no que, como e quando realizar.
O ano está apenas começando; comece você também a pensar no que não te deixa plenamente satisfeito e que aspectos gostaria de ressignificar nos próximos meses.
A correria do dia-a-dia e todas as responsabilidades que precisamos assumir, nem sempre nos possibilita dar vazão e entender o que nos paralisa. Uma dica saudável e de baixo custo consiste em encontrar algum momento para si e se dedicar a alguma atividade que te dê prazer: uma caminhada ao ar livre, ouvir sua música preferida, meditar, descobrir algum dote culinário ou artesanal, etc. As pequenas atividades podem servir como um poderoso recurso terapêutico. Com mais tranquilidade, as situações também tendem a ficar mais claras, possibilitando recursos para identificar o que precisa ser modificado.
Mesmo diante das dificuldades da vida, queira estar na sua melhor companhia e agrade-se de estar consigo mesmo!
Talvez você tenha maior dificuldade para perceber as necessidades e/ou organizar o que precisa ser feito para alcançar tal objetivo. Nesse sentido, a psicoterapia poderá te ajudar a entrar em contato consigo, classificar suas dores e angústias e proporcionar novo colorido para sua vida.